sábado, 22 de maio de 2010

SEM ACHIGÃS, FOTOGRAFO !


Reaberta que está a época de 2010 ao achigã e passados que foram apenas uns curtos 5 dias de então até hoje e, não obstante a chata e teimosa constipação que há oito dias me apoquenta - e que hoje mesmo, em pleno Alentejo, me forçou a procurar uma farmácia na povoação mais próxima... -, lá fui hoje de novo com a habitual expectativa, a inevitável alegria, o permanente prazer.

E, a exemplo de outras ocasiões, nesta época do ano em que, segundo os entendidos, os achigãs ficam cansados após a desova e preferem ficar inactivos e sossegados no fundo das barragens , hoje aconteceu isso mesmo… Nem os vi!...

Sabendo como sei que breve fisgarei ali alguns bons exemplares que agora permanecem inertes, como que em hibernação, chateia e até custa a admitir que aquelas águas têm achigãs… Mas, têm-nos e… muitos!

Mas, nas minhas idas à pesca, mesmo e sobretudo que de “grade”, procuro sempre tirar o lado positivo: Ver e ouvir a natureza – escutar os passaros… Agora temos os melros, as cotovias, os pintassilgos, as rolas e até os cucos… - e, para além disso, não esquecer sempre o saboroso almocinho de comidinha alentejana que muito ajuda e conforta…

E ainda temos a maquina fotográfica que nos permite gravar para a posteridade as imagens bonitas de que desfrutamos.

Hoje, foi mais um desses dias… Os achigãs não querem? Não tem problema… Saca-se da máquina e capta-se as cenas bonitas do nosso querido Alentejo.

Está então aí uma das várias fotos que hoje criei junto à pequena massa de água onde passei algumas horas na prática da pesca do achigã que tanto aprecio.

2 comentários:

ALIN disse...

Olá colega "caçador" de achigãs.As melhoras para a constipação,e melhor sorte para a próxima .Eu sou do Norte mas ainda não fui fazer a abertura,a tão bela pesca, que eu gosto de chamar de caça.Temos o mesmo vício, mas em lugares diferentes.O Alentejo para mim é Lindo mas fora de rota.
Pesco de margem e de barco(de um amigo!)Adoro os "popper",mas nesta época eles estão no fundo,e só ao "drop shot" é que poderá ser mais positivo.Saem bons exemplares.
Foi um prazer escrever estas linhas.Não vou maçar mais.Se quiser pode contactar-me por e-mail.Terei muito gosto em falar ,com quem demonstra gostar muito da Natureza.Aceite um abraço.
Boas pescarias.

Victor Azevedo disse...

Olá Nelson!
Muito obrigado pela visita, pelo comentário e também pelos votos de melhoras!
Sobre os achigãs, confesso que também aprecio muito as amostras "popper" - "beijoqueiras", como também por aqui lhe chamamos... - porque é sempre um bom espectaculo assistirmos e sentirmos o peixe a abocanhar o isco. No Alentejo e talvez também aí no Norte elas são mais eficientes ao nascer e ao pôr do sol.
Um abraço e volte sempre, no que me dará muito prazer!