quinta-feira, 29 de outubro de 2009

HÁ 40 ANOS, A NET!

Os noticiários de hoje dizem-nos que a internet foi criada há 40 anos!

Segundo eles, no já distante dia 29 de Outubro de 1969, nos EUA, dois computadores ligados a uma rede conseguiram trocar entre si uma mensagem composta apenas por uma letra e um ponto e foi assim considerada a efectiva criação da internet.

Isso foi há 40 anos nos Estados Unidos da América e só talvez mais de duas dezenas de anos depois essa realidade surgiu em Portugal e, ainda muito depois, talvez mais de outra dezena de anos eu travei contacto real e palpável com esta extraordinária ferramenta inventada pelos homens.

Lembro-me que, talvez por volta de 2001, quando o meu filho já passava horas e horas embrenhado na net eu lhe pedi que me ensinasse como se ligava o computador e me explicasse um pouquito do que era aquilo da internet. Surgiu daí a descoberta da existência dessa para mim estranha coisa que era um e-mail e o meu pedido que me criasse um… Ele criou então um e-mail – creio que no hotmail… - e eu rejubilei e, chegando à cozinha, disse para a Tense: “Olha, que giro: Já tenho um e-mail!!!” Mas, logo depois perguntei ao Nuno: “E agora? Para que quero eu isso do e-mail?...” “Então, agora, procuras saber de entre os teus conhecidos os seus endereços de e-mail e depois trocas com eles mensagens…” E pronto, meus caros, foi assim que tudo começou há talvez 8 anos atrás.

 Sem sequer saber como se ligava o grande computador (grande caixa no chão, outra grande caixa e grande ecrã e um teclado enorme na sua frente) eu parti para esta maravilhosa realidade que é hoje o mundo virtual e cibernauta em que vivemos e onde navego e convivo com todo o Mundo, agora a partir de um pequeno aparelho que levo quase no bolso para todo o lado e onde, até no meio dos sobreiros, no solitário ambiente do interior alentejano, já tenho estado em contacto com tudo e todos em todo o Mundo!

Magnífica ferramenta que torna os nossos dias e as nossas vidas bem mais eficientes e agradáveis e que hoje em dia é absolutamente indispensável nas nossas vida.

Tenho a certeza que hoje o computador e a net são quase tão necessários como o ar que se respira para muitos e muitos milhões de seres em todo o planeta!

Para mim, sinceramente o confesso, um dia sem net não é dia…

EM TEMPO: Datam de 2003 os meus registos em arquivo com os meus 1ºs trabalhos virtuais que foram os precursores do site e do blogue que hoje mantenho com agradável prazer neste mundo virtual. Criei nessa data um site num servidor que depois desapareceu e ainda um blogue num outro servidor com origem no Brasil. Para memória futura deixo aqui a 1ª página desse primitivo site pessoal .

2 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo Victor.
Ao visitar hoje o seu blog,``a aqui duas ou três coisas que tenho que comentar.
Sobre o referendo em relação aos homosexuais estou como você, à coisas que me interrogue,e acho que o referendo deviar existir.
Quanto ao aparecimento do Deus Pinheiro,já era mais que esperado que seria só capa de revista.
Agora o que me deixou boca aberta, foi o meu amigo ter guardado até hoje aquela ementa do jantar no barco onde viajou para Angola,na verdade o meu amigo não para de me surpreender.
por tudo isto, e não só, vale a pena perder o tempo a visitar os seus trabalhos.
Os meus parabéms, e continue a sua magnifica obra.
Um abraço ,MARCOLINO.

Victor Azevedo disse...

Eh! Eh!
Marcolino admirado com as minhas velharias...
E tenho mais, que conto ir publicando, se para isso tiver vida e saúde...
Um abraço e obrigado pela visita e pelo comentário!