quarta-feira, 28 de novembro de 2018

EIS A NET DE QUE GOSTO!...

Ontem, na página do Grupo CHOUTO - NOSSA TERRA, NOSSA GENTE, relativo à minha terra natal, que há mais de um ano criei e administro no Facebook, dia a dia com mais e boa frequência (somos já mais de meio milhar! ) e, porque passava o 44º aniversário da morte do dr. Armando Cumbre, ocorreu-me assinalar a facto e, com a foto do saudoso médico que aqui anexo, publiquei o seguinte texto alusivo:

EFEMÉRIDE:
HÁ 44 ANOS MORRIA O DR. ARMANDO CUMBRE!
Nesta sequência de tristes ocorrências que ultimamente vêm enlutando os choutenses e seus amigos e de que este nosso espaço tem feito notícia, permitam que vos recorde hoje a passagem do 44º aniversário da morte do saudoso médico Dr. Armando Henrique Cumbre, ocorrida exactamente no dia 27 de Novembro de 1974.
Embora tendo nascido em Santa Eulália (Elvas) veio para a Chamusca com 23 anos, pouco depois de se formar em Coimbra e fez da nossa terra a sua terra, tendo-se tornado, após 47 anos do exercício da medicina no nosso concelho, um grande chamusquense.
De muita competência e experiência e de uma enorme grandeza de alma, fez da sua profissão um verdadeiro sacerdócio, atendendo os seus doentes no seu consultório na Chamusca e muitas e bastas vezes por todo o concelho, sempre com a mesma disponibilidade e sabedoria, a mesma gentileza e, em quantas, quantas dessas ocasiões, a expensas do seu bolso quer na deslocação e consulta, quer até em medicamentos, numa época em que a grande maioria das pessoas passava pela vida muito pobre e até mesmo muito curta.
Lembro-me de o ver muitas vezes pelo Chouto em consultas, quando eventualmente não tínhamos médico ou até mesmo porque o doente preferia o Dr. Cumbre e em deslocações até bem mais distantes como ao Gorjão, por exemplo. Deslocações sempre feitas , a qualquer hora do dia, da noite ou até da madrugada, por péssimas estradas e muitas vezes com más condições climatéricas, no exercício do seu verdadeiro sacerdócio!
Que o Dr. Cumbre descanse para sempre em paz depois de passar pela terra como médico competente, homem bom e um verdadeiro apóstolo, numa vida dedicada ao serviço da população do nosso concelho!
(Tempo atrás e juntando as pessoas do médico e do farmacêutico, lembrei no meu blogue os muito saudosos Armando Cumbre e Joaquim Cabeça, dois autênticos "João Semana" do meu tempo. Se tiver curiosidade a pachorra leia aqui: http://victor-azevedo.blogspot.com/2018/01/fruto-do-meu-habito-de-tudo-preservar.html )

Feita a publicação de imediato começaram a entrar significativos e concordantes comentários não só sobre a justeza das minhas palavras, que isso era o que menos cuidava mas sobretudo com testemunhos autênticos do que efectivamente foi o dr. Cumbre em vida, nos seus 47 anos de médico no concelho da Chamusca e, quanto a mim, o mais significativo e espontâneo testemunho, sem menosprezo para os restantes, veio tão de pronto que me sensibilizou de uma senhora minha conterrânea que se expressou desta forma (sic):

Ercília Duarte Foi o médico que me ajudou a nascer teve no Gorjão Zinho deste as 6 da tarde até a meia noite foi quando eu nasci ele era muito amigo com o engenheiro Augusto que era lá o dono e eles e que o vieram voscar e depois de eu nasce durmio em casa do engenheiro só foi para a Chamusca de manhã era um grande médico

E eu, que no texto tinha feito alusão às longas distâncias percorridas por más estradas pelo médico para assistir aos seus doentes, tendo mesmo recordado que me lembrava de o ver ir ao Gorjão, que fica para lá da minha aldeia e já não muito distante de Ponte de Sôr, no Alentejo, não pude deixar de me surpreender por de imediato surgir ali uma pessoa a quem o dr. Cumbre ajudou a nascer para o mundo no distante Gorjão, antes povoado com  habitantes suficientes para a sua escola primária e hoje despovoado, segundo julgo saber.

Muito sensibilizante!

Sensibilizante e curioso. 

Curioso como a net, quando bem aproveitada, proporciona o convívio entre os cidadãos e aproxima saudavelmente gentes e culturas.

Pena que nem sempre – e demasiadas vezes… - assim seja!...

4 comentários:

astrorei disse...

Boa noite Senhor
Victor Azevedo
Neste momento em que o facebook anda tão pobre é deveras gratificante quando aparecem textos valorizando aqueles que nós conhecemos e que fizeram tanto por todos nós, com tão poucos meios, deslocavam-se ás nossas aldeias socorrendo novos e velhos, oferecendo muitas vezes os medicamentos porque não havia dinheiro para os pagar.
Um grande bem haja por todo este magnífico trabalho.
Um abraço
Fernando Rosa

Victor Azevedo disse...

Sr. Fernando Rosa agradeço as suas amáveis palavras ao meu modesto trabalho feito com o único objectivo de, contando um pouco da história do meu concelho, tanto quanto a conheço, dar a conhecer aos mais novos as figuras gradas que o serviram muitas vezes de forma desinteressada e até apaixonada como neste caso em que recordei Armando Cumbre, homem e médico de muito valor! Grato pela gentileza, expresso o desejo que volte mais vezes, deixando o seu testemunho se assim o entender!
Muito obrigado!

Joaquim Garrido disse...

Um trabalho excelente em prol do torrão natal.
Obrigado Victor.

Victor Azevedo disse...

Eu é que agradeço, amigo Garrido!
Obrigado e volte sempre!