quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O "ABANÃO" E A CONSTRUÇÃO


Esta madrugada o portugalito abanou!...

Abanou e abanou com alguma intensidade!...

Tinha acabado de desligar esta geringonça do computador e, porque o frio apertava, estava de pé, junto ao aquecedor electrico, arranjando temperatura para a deita, quando comecei a ouvir aquele barulho estranho, esquisito, forte e demorado. Muito demorado!

A demora daquela coisa foi o que mais me impressionou no abanão de hoje!... Demorou tanto tempo que deu para começar a calcular várias hipóteses para a origem daquela trapalhada… E, só depois de deduzir certeiro: tremor de terra… é que a família entrou na sala, “expulsa” da cama e do sono, pelo abanão desta terrinha…

Pronto! Com a escala de 6, foi o maior em 40 anos – depois, portanto, do de 1969 que se sentiu em Portugal, estando eu na ocasião na guerra de Angola. Mas, este deu para assustar...

E, hoje mesmo, ouvi na rádio num Fórum que debateu o assunto, um engenheiro civil que me pareceu muito conhecedor da matéria e que, relativamente à segurança das nossas casas, pôs o dedo na ferida, afirmando e muito bem que não temos a mais pequena fiscalização na construção civil em Portugal, relativamente à segurança dos prédios.

E. nisto, eu falo com absoluto conhecimento da situação, por força da minha actividade profissional: É um escândalo! É uma irresponsabilidade! É um crime o que se faz em Portugal relativamente à segurança dos edifícios!

É preciso que se diga, denuncie e alerte para esta vergonha!

Enquanto a ASAE anda aí por ruas e ruelas, fechando restaurantes, cafés e tascas que têm umas instalações sanitárias sem boas condições higiénicas, os edifícios onde essas casas estão instaladas podem estar deficientemente construídos porque foram feitos à vontade e conveniência da construtora. Sem fiscalização! À balda!

Falo com conhecimento de causa e entendo que devo denunciar esta barbaridade que se passa há muitos e longos anos em Portugal!

A construtora levanta a Licença de Construção na Câmara e recebe o respectivo processo com as plantas e projectos do edifício e, depois, relativamente a ferro e betão (quantidade e diâmetros) executa a obra a seu belo prazer e segundo as suas conveniências. Pode o projecto estar bem feito e calculado. Pode o ferro estar bem e correctamente calculado e desenhado porque, na prática, ninguém fiscaliza se ele foi bem executado…

Esta é a verdade! Nua e crua! Real e perigosa! E venha quem me desminta…

Quando o casalinho anda à procura de casa para comprar, olha para os acabamentos, para os brilhos, para as cores, para a graxa dada ao seu novo lar e, longe está de saber, não tendo informação nem garantias da segurança da sua construção, que pode acontecer que um abanão mais forte cause graves danos, ou eventualmente provoque consequências bem mais graves e irremediáveis…

Esta é a realidade em Portugal e, não sei porquê, ninguém se preocupa com isto…

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Amigo Victor.
pois é,estava eu mesmo para fechar as pestanas e zás tudo a tremer e eu pensei estou a sonhar,mas qual sonho era mesmo realidade.tambem não ganhei para o susto,pois veio-me à memória o de á quarenta anos atrás,em que as paredes da casa onde vivia ficaram com enormes fendas.
Quanto à má construção e ás fiscalizações, bem neste País já não é de estranhar pois mesmo que chegue o fiscal um almoço ou uma gorja tudo resolve,mas isto não é só na construção civil,eu recorde-me quando vinham as fiscalizações á empresa onde trabalhava,pois oito dias antes já se sabia quantos vinham ao que vinham,e depois eram levados aos stíos onde nada havia que apontar defeitos mas aos sitíos onde existia a mer! não punham os pés e poque seria que não eram esses sitíos visitados,
pois é todos sabemos porquê,pois por causa daquela coisa que faz mover todo o mundo e que tudo compra.
E depois vêm estes (Senhores) para os orgõas de comunicação social dar lições de moral ao Zé povinho e até parecem uns santinhos que tudo fazem direitinho e blá blá blá
quem não os conhecer que os compre.
Bem meu Amigo,um grande abraço e votos de boas festas.

Victor Azevedo disse...

Só hoje encontrei este seu comentário, Marcolino.
E, olhe, por casualidade, agradeço e retribuo os amigos votos de Boas Festas1 eheh