sábado, 28 de outubro de 2017

PÉROLA BONITA DO MEU BAÚ DE VELHARIAS!


Por considerar uma verdadeira ternura a forma como a manas se apresentam vestidas e perfiladas, deixem que vos mostre esta deliciosa foto que terá sido tirada por volta de 1940 numa Feira de S. Pedro do meu Chouto natal e que nos mostra os meus avós maternos Maria do Rosário e Gregório Alves e as suas 4 filhas, Maria (minha mãe), Beatriz, Domingas e Luísa.

Infelizmente, desta querida família - linda de interior e exterior! -, honrada, trabalhadora e de caracter, um a um todos já partiram e, agora, resta-nos as recordações da sua honesta e bonita vivência e as muitas saudades que ficam na nossa memória para todo o sempre.
Vindos da zona de S. Facundo (Abrantes), terra de sua naturalidade, fixaram-se por volta desse ano de 1940 nos Anafes do meu Chouto e aí arrendaram um dos casais e seus terrenos envolventes, com montes e vales para arrotear e cultivar.

Dia a dia, mês a mês, ano a ano, ao sol abrasador, ao frio e à chuva dos invernos agrestes, avô Gregório e avó Maria (“ti Maria Arroteadora”, como ficou conhecida) e suas quatro filhas, jovens moças de boa e saudável força braçal e física, saudáveis e bonitas, muito arrotearam, muito semearam, muito cavaram, muito ceifaram, muito labutaram de sol a sol, como então era uso obrigatório na duríssima vida agrícola de outros tempos. “Saiamos ainda escuro e quando o dia clareava já nós estávamos ao pé do “pão” para o ceifar e atar, antes que o calor abrasasse!” – bastas vezes me contou a minha saudosa mãe…

Chegados ao S. Miguel (final de Setembro), era a muitas vezes terrível tarefa de arranjar dinheiro e géneros colhidos para pagar a renda ao senhorio. E quantas vezes o dinheiro era escasso e os géneros eram mínimos para isso?...

Vida difícil! Muito difícil!

Nesta sua belíssima foto que publico e de que gosto particularmente, pela ternura e pelo cariz familiar que encerra, acho uma delícia a forma como as manas se apresentam vestidas e interrogo-me se, nos dias de hoje, tal conjunto seria possível realizar?

Sem comentários: