terça-feira, 24 de outubro de 2017

"TRIGO LIMPO, FARINHA AMPARO"


Ontem, consulta/entrevista com o médico que muito provavelmente me irá operar no Hospital Curry Cabral.

Pôs-me ao corrente da minha situação clínica e alertou-me para os riscos e gravidade que a cirurgia encerra, entendendo eu que, como o pessoal já sabe dos riscos da tradicional e velha cirurgia de “faca na barriga”, não se fique convencido que o novo método, por furos, não acarreta iguais riscos. Foi assim que entendi as suas palavras quando, alertando-me para idênticos problemas que eventualmente possam surgir e numa linguagem assim mais terra-a-terra, usou a expressão “isto não é trigo limpo, farinha amparo”. 

Gostei do trato e do seu pragmatismo que, embora porventura institucional, tem toda a razão de ser e por isso acho que se justifica. Quando se parte para uma situação destas há que estar ciente dos riscos que se corre.

A alternativa a esta cirurgia seria uns tratamentos mais ou menos paliativos e que mais não tinham que porventura aliviar e nunca erradicar o mal. 

Assim, há que avançar e acreditar na ciência e na sabedoria e experiência dos médicos, ciente que a garantia de sucesso não existe em 100%, como nunca existirá nos nossos tempos, mas que, se tudo correr bem, o mal será debelado se não na totalidade, pelo menos em grande percentagem.

Há que acreditar! 

Vou em frente!

3 comentários:

Madureira disse...

Parar não o melhor tratamento.em frente para uma qualidade vida melhor.
Abraço.

Madureira disse...

Parar não o melhor tratamento.em frente para uma qualidade vida melhor.
Abraço.

Victor Azevedo disse...

Muito obrigado, Miguel!