sábado, 12 de agosto de 2006

MORREU O AMIGO CARDADOR.

A Maria Elisa, minha dedicada prima, mesmo com os imensos problemas que estará vivendo e que eu desconhecia, em virtude da débil de saúde do Manuel, seu marido, há seis meses operado ao coração e, mesmo assim, continuando a passar mal, teve a amabilidade de me telefonar hoje, sexta, dia 11, dando-me a triste notícia do falecimento do amigo Joaquim Cardador.

Senti e sinto muito a notícia porque o Cardador foi um amigo de muitos anos a quem fico a dever muitas atenções, muitas deferências e muitas provas de amizade. Tinha de ir ao funeral deste velho e dedicado amigo e sinto-me bastante penalizado por não o fazer - e não seria a distância de centenas de quilómetros a que me encontro, que a isso me impediria... - mas um outro compromisso assumido - há já um ano! - com um outro bom amigo que hoje festeja o seu 91º aniversário e que preparou uma grande celebração com mais de uma centena de convidados e amigos e, por causa da qual, até já evitei o encontro com outro amigo que veio do Brasil propositadamente para me conhecer e cumprimentar e marcou de surpresa a data sem me consultar e a que, também por isso, falto neste dia, impossibilita-me a presença no acompanhamento do bom e dedicado amigo Cardador à sua última morada.

Escreverei oportunamente a sua filha (sua esposa, há muito está incapacitada...) manifestando o meu imenso pesar pela partida deste velho amigo e, em tempo tão curto quanto possível, visitarei a sua campa com o sentir, o pesar e a tristeza que nesta data me envolve.

Todos sabemos que esta triste hora chega para todos mas, quando nos bate à porta, todos nós, familiares e amigos, sentimos e sofremos muito com a situação.

Francamente, hoje estou muito triste. Depois de António Bento, dedicado companheiro de jornada na feitura do velho "Jornal da Chamusca", segui-se agora o muito puro amigo Cardador, Joaquim Cardador, homem puro, pessoa muito simples, franca e sincera.

Talvez o último ingénuo que conheci...

Que descanse em paz!

Sem comentários: