domingo, 6 de agosto de 2006

DE NOVO EM CRESCIDO - VIDA E MORTE

Sempre foi assim e certamente sempre assim continuará a ser ao longo dos tempos mas a verdade é que, uma simples e corriqueira situação hoje ocorrida, nesta calma e pacífica Beira Alta portuguesa, transformou aquilo que mais não é que um retrato das leis da Natureza, com a sua vida e a sua morte - aqui representada no predador e na sua vitima ou, se antes quisermos, a vitória do mais forte sobre o mais fraco... - em drama, tristeza e angústia que não esperavamos...

Escrevi e deixei mesmo aqui a ternurenta imagem do frágil ninho da Milhariça, feito no interior de um cedro que veda o recinto da piscina. Isso ocorreu há 12 dias e, ontem, aqui chegado, das primeiras iniciativas que tive foi ir verificar como se encontravam os pequeninos filhotes da ave.

Ali chegado e afastadas ligeiramente que foram as hastes do cedro, deparou-se-me um ninho, bem cheio, com os quatros pequeninos e dependentes passaritos, muito calmos, nada agitados, como se já aguardassem pela minha chegada...



Já levava a máquina fotográfica e não me foi nada difícil captar a sua linda e ternurenta figura. Ficou bonita a foto e logo a publiquei no Fotolog que, de imediato, começou a receber comentários elogiosos e gratificantes.

E, veja-se, veja-se como a cena era bonita e cativante:






Contente então com tão bonito quadro, hoje não descansei e, à chegada da Lúcia, minha dilecta e doce sobrinha, aprestei-me a ir mostrar-lhe o lindo ninho com a suas ternurentas figuras. E, foi ao chegar perto do cedro que fiquei chocado com a cena que se deparou...Custou-me acreditar na cena exposta, ali aos meus olhos...

Deixo mais uma foto para melhor ilustrar as minhas palavras de surpresa, espanto e tristeza:





Depois de vermos este dramático espectáculo e perante a interrogação sobre as origens do ocorrido, uma suposição – que é quase certeza – nasceu no nosso espírito e que, quero acreditar, está na razão do ocorrido: Os pássaros já estavam crescidos e já piavam; o ninho estava a cerca de metro e meio do solo e, embora estivesse bem dissimulado no interior do cedro, supomos que algum gato detectou a sua existência... Depois, foi só ir trepando pelo interior do arbusto e, chegado perto do ninho, foi o ataque às frágeis e indefesas crias da Milhariça que foram assim devoradas pelo predador gato.

Sabemos que é a Natureza com as suas leis mas a verdade é que choca a situação, porque triste e dramática. Afinal, já tínhamos criado alguma afectividade com os passarinhos e, de repente, de chofre, encontramos a sua morte e a sua extinção.

Afinal, medito agora, pensando nas muitas guerras e destruições criadas pelos seres humanos - que são racionais, é bom frisar!... - eles acabam por ser iguaisinhos, iguaisinhos aos irracionais...

Que nem gatos assassinos, em ninho de frágeis filhotes de Milhariça...


Sem comentários: