quarta-feira, 8 de março de 2006

AS ORIGENS... SEMPRE AS ORIGENS !...


E hoje regresso às minhas origens ribatejanas - do concelho da Chamusca (Chouto) - face à situação criada na Câmara Municipal local que, verdadeiramente “de tanga” – se não mesmo falida !... – depois de anunciar publicamente que está positivamente nua, - nuazinha ! – sem qualquer peça de roupa para cobrir as vergonhas, já que até faz leilões de velharias e ninharias abandonadas nos seus armazéns, como mapas, cartazes, placas e demais objectos de reduzidíssimo valor (quando se tem fome, uma côdea é uma abastança !...), agora decidiu quase acabar com a festa maior da terra, reduzindo ao mínimo dos mínimos a sua Semana da Ascensão.

Então, os homens do semanário “O Mirante”, que têm vindo a noticiar a completa falência da edilidade chamusquense, resolveram destacar esta decisão da administração camarária e pediram a opinião dos leitores. Eu, porque acho muito grave o que está a acontecer na Câmara da Chamusca, dado que os homens que agora se mostram positivamente aflitos, cheios de dívidas e com os cofres vazios, são exactamente os mesmos que ao longo dos anos vêm administrando aquela casa, resolvi escrever um pequenino apontamento que “O Mirante” achou por bem publicar na sua edição de hoje.

Deixo-o aqui, para arquivo, salientando que, como muitos naturais e habitantes daquele concelho, tenho apreciado imenso tudo o que muito bonito ali tem sido feito (A Chamusca é um brinco ! Um brinco ! E, a minha aldeia – Chouto – está linda ! Linda !) mas, na verdade, sempre me fez muita confusão o encargo de tantos funcionários camarários, que bem poderiam ser evitados e ainda muito me tem impressionado as festas e feiras realizadas, com ranchos, bandas e artistas de variedades com custos de contratação que sabemos serem elevados, em espectáculos abertos, francos e sem qualquer custo para a organização. Uma fartazana !...

Viveu-se, durante muitos anos “à lavrador !”!... Sem “o“ ter !... Viveu-se positivamente “à rédea solta” ou, no mínimo, sem controle adequado e, agora, acordou-se para a realidade... A Câmara está positivamente falida, graças a uma má administração da equipa dirigente de tantos e tantos anos e onde, parece-me, até a oposição não sai sem algumas culpas no cartório...

Uns e outros – com muito maior gravidade para a equipa de Sérgio Carrinho ! – sem assumirem publicamente os seus erros, tentam agora debelar a terrível situação mas os dias são terrivelmente difíceis. Muito difíceis !...

Ora, então, aqui deixo para arquivo o pequeno apontamento que hoje assino n’ O Mirante” e que me senti na obrigação de redigir.

Eu, sempre rebelde e de novo não concordando com o “amem” da maioria que vejo em meu redor...

Coisas...

Então, para que conste:


2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente isto é tudo gente cheia de boas intenções. Ninguém quer apurar responsabilidades mas toda a gente goza com o assunto. Na verdade estes programas e montagens são bastante engraçados e ri-me à fartazana com o seu humor. Mas criar um local público para gozar com uma das coisas mais queridas dos chamusquenses, sem que se possa pedir satisfações a quem de direito, não lembrava ao diabo.
Mas é aquilo que se passa no blog desascensão... Viva a liberdade de imprensa.

Victor Azevedo disse...

Embora este comentário esteja apenas assinado por Ricardo e também podesse e devesse ser excluido, porque meio-anónimo, abro uma excepção porque reconheço que está redigido educada e correctamente e, sobre o assunto em causa, passo a esclarecê-lo:
Não pretendi fazer nem fiz humor com a situação - que, aliás, é bem séria ! - e confesso que não vejo onde pode encontrar essa intensão no meu texto.
Tenho por todos o membros da administração camarária, com o Presidente à cabeça, muita estima e consideração e de todos tenho sempre recebido o favor de igual estima e consideração mas isso não me impede de, a solicitação de um orgão de comunicação social, expor ali as minhas opiniões quanto à forma com essa administração foi feita em tempos idos.
Se ler bem o meu apontamento verá que começo até por aprovar as acertadas medidas que agora vêm sendo tomadas e que certamente no futuro porão as finanças da Câmara num ponto de equilibrio.
Na sociedade livre em que felizmente vivemos todos estamos sujeitos a uma análise do nosso trabalho quando exercemos cargos públicos. Não concorda ?
Posto isto, quero garantir-lhe que o amigo bem como todos terão aqui sempre um espaço aberto para exporem os seus pontos de vista, discordando ou não das minhas ideias, deste que o façam com civilidade e sem covardia à sombra de um anonimato. O amigo certamente jamais abriria as portas de sua casa a um desconhecido que ainda por cima o insulta, não ?...
Ainda assim e não obstante ainda este seu meio-anonimato (que, estou em crer, será levantado...), aceite os meus cumprimentos e apareça sempre.
Saudações chamusquenses !
Victor Azevedo