segunda-feira, 6 de junho de 2005

QUANDO O AMOLADOR AMOLA...


Aprestava-me para sair quando ouvi o característico e conhecido toque de piíaro do amolador…

Um amolador? Oh, que beleza! E que coisa tão rara nos nossos dias !... Não hesitei. Há muito que a navalhinha do queijo necessitava de ser afiada para que os cortes saíssem mais a gosto, de fatias bem fininhas... Peguei-a e desci a escada correndo, não fosse o nosso homem embora.

Pareceu satisfeito por ter um cliente e instalou a improvisada “indústria”. A pobre bicicleta fica apoiada numa estrutura de quatro pés no solo e, aí está ele montado no veículo dando ao pedal que, ligado pela corrente à roda de trás e esta por sua vez ligada por uma correia à roda afiadora montada à sua frente, no quadro da bicicleta, proporciona uma imagem pitoresca e cada vez mais inusitada. Sempre à cata de cenas patuscas e invulgares, logo pensei em registar o acontecimento. E, se bem pensei, melhor o fiz:...

Tenho ali em casa mais umas facas da cozinha… – lembro…
- Vá buscá-las que eu espero. -diz-me.

Não hesito. Regresso a casa já com ela fisgada… Pego em três facas mas também na máquina fotográfica…
- Posso tirar-lhe uma fotografia? – pergunto, cortês.
- Pode. – responde de imediato.

Disparo a máquina duas ou três vezes perante os olhares gozões do merceeiro e do talhante e, agora, vejo que as fotos, de pouco vulgares, até um dia poderão merecer a aprovação dos vindouros… Amolador de rua é coisa já muito rara e, com toda a certeza, mais ano, menos ano, desaparece mesmo.

Voltemos ao nosso homem: O trabalhinho está quase pronto e o artista é de poucas falas…
- O senhor é aqui de perto? – pergunto, curioso.
- Não. Sou do Barreiro.
- Ehhh !!!... Do Barreiro para aqui, de bicicleta? – minha ingénua interrogação.
- Não. Trago-a na carrinha. Venho de carrinha.
Ora toma que é para não seres nabo e curioso!...

Quinze minutos decorridos. Trabalho executado. O cliente anjinho quer saber:
- Muito bem! Quanto devo?
- São quinze euros! – responde-me de imediato.

Três facas e uma navalha?...Quinze minutos... Meio incrédulo, não obstante, não vacilo. Puxo dos quinze euros e pago ao nosso amolador.

Ele segue, todo feliz, tocando o pífaro e eu fico pensando:
Há dias em que um amolador, amola mesmo…

Ou será que me cobrou a imagem, pelas fotos?...

Sem comentários: