quarta-feira, 8 de maio de 2019

VELHOS NACOS DO MEU CHOUTO ANTIGO (2)



O SISMO DE 28 DE SETEMBRO DE 1969


Foi muito sentido em todo o país, tendo provocado elevados estragos o sismo de 28 de Fevereiro de 1969 e, na minha aldeia, como é natural, também isso aconteceu, embora felizmente em reduzida escala mas, a população, não obstante a hora madrugadora (3h,45m.) a que ocorreu e estando quase tudo a dormir, sentiu mesmo assim intensamente o forte abanão.

Eu estava também em perigo na guerra em Angola e, curiosamente, parece que nessa hora corri menos risco de vida que os meus concidadão na aldeia e no Continente. O meu pai, nestes aerogramas de 28/6 e 9/3 cujos extractos aqui publico, confessa-me noutro ponto da sua narração que, em virtude dos vários minutos que o sismo decorreu, chegou a pensar que morria e não mais me via... 

Deixo aí na 1ª pessoa e ainda sob a sensação do forte abalo, a descrição do susto vivido, na versão do meu saudoso progenitor:




Sem comentários: