domingo, 15 de novembro de 2009

E... AOS 65, A MINHA 1ª VEZ!...



Tinha já uns dias que a situação se iniciara… Comichão, muita comichão, cada dia mais comichão na cabeça do craque, agora já cota... Cada dia, maior incomodidade e, de ontem para hoje, a situação atingiu um volume que ele disse para os seus botões: "É hoje! Tem de ser hoje! "


Então, depois do almoço, notas na carteira (para o local são imprescindíveis!...) e… Hospital da Luz como destino.

Atendimento rápido, acolhimento e consulta excelentes e tratamento modelar e eficiente! Tudo bom! Temos ali uma magnífica unidade de saúde - pelo menos e sobretudo para quem pode pagar porque, ao meu lado, tive na recepção uma senhora, visivelmente de etnia cigana, de visual cuidado e muito bem vestida e que se insurgiu com veemência porque não queria pagar... – e, sem dúvida, temos um acolhimento e tratamento de muita qualidade!

Atendeu-me um médico, rapaz novo, simpático e que me pareceu sabedor da matéria. Pelo menos o tratamento que me prescreveu - “meteram-me para a veia (salvo seja!...) um liquidozinho milagroso, (Clemastina,Cloreto de Sódio,Metilprednisolona e Benzalconico, Cloreto em Sol Alcoolica - o Victor tinha que levar com uma dosezinha de alcool, né?...) durante mais de meia hora em “pingo-pingo”… - funcionou de imediato e tudo parece crer que a URTICÁRIA, que o dr. me diagnosticou e que ainda vai levar com mais uns quantos comprimidos receitados, partirá sem deixar saudades.

Mas, esta ida forçada ao Hospital da Luz, em Lisboa, fica na minha história pessoal como a 1ª vez que, por doença, fui ao médico!

E, porque o historial deste agora ”jovem sénior”, tem de aqui ser construído e mantido, fica aí uma imagem de quando o “cota”, agora com 65 anos foi ao médico por motivo de doença pela 1ª vez e, onde, logo ai, “levou na veia”!…

EM TEMPO – Que não se depreenda pela leitura deste apontamento que sou defensor na saúde do sector privado em detrimento do público, o que não é o caso. Entendo que devem existir os dois. Toda a minha vida tenho pago pronta e integralmente os meus impostos e contribuições como muitos dos meus concidadãos mas, já que o Estado não nos pode servir um Serviço Nacional de Saúde mais completo e eficaz que nos satisfaça em pleno, acho por bem que existam os dois sistemas para que, quando necessário, o cidadão que poder e quiser opte pelo que lhe pareça mais eficaz. Foi o que fiz agora que precisei, com comichão por todo corpo, com a cara que já parecia um "trambolho" e com meio mundo a correr às urgências dos hospitais públicos por causa da pandemia da gripe A. E, também do Hospital da Luz, depois da consulta muitos foram o que dali saíram com a já tradicional "máscara".

8 comentários:

Unknown disse...

olá Amigo Victor.
Venho aqui para lhe desejar as melhoras,espero que o pior já tenha passado.
E até porque sei o quanto é incómodo que é a comichão porque devido à minha situação tambem sou afectado por ela ,mas o meu motivo é o fosforo elevado,por isso tenho que fugir ao leite e seus derivados.
aqui deixo o meu abraço, com votos de rápidas melhoras.

Gilberto disse...

Se fosse dias antes diria que era da água-pé do Manel do Tufo.
Deve ser coisa leve. Mas os “reformados arranjam sempre doenças, uns porque estão doentes outros Pra levar naveia.

Melhoras Abraço
Gilberto

Victor Azevedo disse...

Obrigado Marcolino!
Acredito que o pior já passou porque me sinto muito melhor e agora só terei mais 4 dias com uns comprimidos e penso que ficarei a 100%.
Mas a coisa deu muita chatice, acredite.
Grato pela atenção e melhoras também para si!

isabel disse...

entao...para tudo a uma primeira vez!!!e olha agora que ta cota(hi hi hi)tem tempo pra se esfregar ate a comichao passar!!!!tou na reinacao,espero que fique bem muito rapidamente!!!
bj da isabel

Victor Azevedo disse...

Obrigado, Isabel!
A coisa vai melhorando, felizmente e espero breve estar em pleno.
Mas esta comichão não era nada agradável, não...
Não a recomendo.
Muito grato pelo cuidado!

Victor Azevedo disse...

Obrigado, Gilberto!
O seu comentário esteve perdido nas Moderações e só hoje o detectei...
Agradeço-o mas, na verdade, não foi da pinga do Tufo porque nesse dia já andava com a urticária há uns dias...
E, o certo é que essa coisa de "meter na veia", resulta em pleno. Foi fácil e... não doeu...

Aficcionado disse...

Pois, meu bom Amigo... que lhe posso dizer? Aguente-se! Aqui o Caldeirinha já teve essa maldita uticária e galopante.... foi de repente. Estava eu na praça de toiros de Alcochete, após uma refeição no restuarante do Aposento do Barrete Verde local,rematada com um doce de ovos, quando se me iniciou uma comichão que foi aumentando ao longo da tarde de um dia quente de Agosto. Após a toirada e de regresso a casa.... ne queira saber a má disposição e a comichão. Paragem em Muge, no Silas, para recuperar forças e amenizar a fome, atracando-me a uma daquelas bifanas regadas com mostarda. Pior a emenda! Chegado, sabe Deus como, à Chamusca, de iediato me dirigi ao Centro de Saúde onde, em acto continuo, desabotoei a camisa e disse: Veja Snrª Drª em que estado me encontro... Deite-se! Replicou ela.
E lá tive de levar uma dessas "pá veia" que penso até ter desmaiado. Sei bem o que isso custa (oh se custa) por isso aqui estou solidário com o meu Amigo e desejoso que recupere o mais rápido possivel dessa maleita. Um abraço sincero de súbitas melhoras. Talvez um tintinho amenize a comichão.
RC

Victor Azevedo disse...

Obrigado, meu caro Raul!
Vejo que por experiência própria já teve contacto com esta dona urticária e portanto já sabe como é incomoda.
É chata, chata e provoca comichão até mais não. E, quanto mais coçarmos, pior...
Veremos se a coisa evolui favorávelmente mas, por enquanto, parece que ainda tenho muito que me coçar...
Obrigado!