quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SÉNIOR?

Dia único!

Dia único na vida deste pacato cidadão! E, afinal, dia sempre único na existência de qualquer cidadão que, nascido, formado e entrado na sua labuta diária do trabalho e do sustento, seu e dos familiares entretanto chegados, espera, aguarda e recebe a hora do pedido da sua aposentação… chegada com os clássicos 65 anos entretanto vividos ...

Aconteceu hoje comigo e, neste registo quase “diário” deste rapaz, aí fica para a posteridade o documento entrado na Segurança Social - às 12, 18 horas de hoje! - momento em que este rapaz – rapaz??? – requer a sua passagem à classe de sénior, ficando assim a vencer a tal aposentaçãozita, com contagem a partir do início de Novembro próximo.

A nossa sociedade, hoje, assim à primeira vista, está muito mais meiguinha e suave para os idosos e, esse horrível adjectivo de “velho” desapareceu e é de muito melhor “bom tom” chamar ao idoso de… “sénior”…

“Sénior” para aqui, “sénior” para ali e, assim se tenta enganar e suavizar a existência do pobre coitado que pertence à equipa dos… velhos.

Eu, porque felizmente com saúde e bem estar, vou entrar nesse grupo muito brevemente, tenho de me sujeitar, como todos os outros à lei da vida mas não embarco nessa, não!

Vou entrar na equipa dos velhos e, não há volta a dar. Dito e assumido!

E, se ainda quisesse ser “levado” pelas novas adjectivações e pretendesse esquecer a verdade evidente, o que me aconteceu foi por demais real e concreto. Se não, vejam: Quando preenchi o documento a requerer a aposentação, tinha ali três opção para escolher numas quadriculas do impresso do requerimento, a saber: “Invalidez, Velhice e Antecipada”…

Então, chegado aos 65, sem achaques e depois de uma vida de trabalho, que me restava? A velhice, pois claro.

E…que se lixe essa coisa de ser sénior!...

Modernices!...

Sem comentários: