domingo, 3 de agosto de 2008

SALAZAR - A QUEDA E A GUERRA

Recordam-nos hoje que Salazar caiu da cadeira há 40 anos, na histórica queda que desencadeou e ditou o fim do regime que vigorou em Portugal mais de quatro décadas.

Eu estava na guerra em Angola para onde o seu regime me tinha enviado e lembro-me bem quando a notícia da sua operação nos chegou um ou dois dias depois ao Leste angolano, em Lumbala, no quadrado que sai à direita do mapa de Angola, junto à fronteira, com a Zâmbia.

Recordo-me que o meu caro amigo e companheiro Joel Costa, furriel como eu, jovem já politicamente bem mais evoluído que a maioria do pessoal na camarata dos furriéis e sargentos rejubilou com o facto e logo começou a fazer conjecturas que na verdade se concretizaram uns anos depois com a Revolução do 25 de Abril de 1974.

Hoje, recordar essa notícia e as reacções que se lhe seguiram em todos nós, quadros médios do exército que combatia nas matas angolanas na defesa do que Salazar acreditava e a isso obrigava, provoca-me uma nostalgia que me entristece e me deixa igualmente revoltado, num misto de sentimentos que me força a interrogação: Afinal, depois de tantas vicissitudes, tantas vidas perdidas e tantas angústias, vendo, passados 40 anos, como estão aquelas terras e aquelas gentes, tanta coisa para quê?

Será que valeu a pena?


Claro que não! E pena - muita pena! - pelos que perderam as suas jovens vidas em causa tão inglória!...

Sem comentários: