segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

TSUNAMI - UM ANO DEPOIS...

Hoje, todos os meios de comunicação social, com destaque para os mais diversos canais de televisão, nos lembram que passa o 1º aniversário dessa enorme tragédia do tsunami que, atingindo 19 países no Oriente, provocou enormes e incalculáveis prejuizos materiais e - terrivelmente !... - várias centenas de milhar de mortos, num drama gigantesco, doloroso e incrivelmente antes imprivisível para toda a humanidade.

Perante tanta dor e tanto sofrimento de tão terrível tragédia de todo o Mundo surgiram de imediato milhões de ofertas de ajuda dado que povos e dirigentes mundiais sentiram bem quão dramática era a situação sentida e vivida por povos e gentes que já de si eram pobres e carentes.

Sabe-se agora que a ajuda foi realmente gigantesca mas, por incrível que pareça, quem mais poderia e deveria ter ajudado e porque isso mesmo prometeu foi quem mais falhou...

Na verdade, sei agora que, tanto os Estados Unidos da América, como a União Europeia, ainda não cumpriram com a totalidade das ofertas prometidas na altura com tanta ponta e circunstâncias e, milhares de seres, nos pobres paises atingidos pelo tsunami, continuam a viver em condições difíceis quando não muito pobres e dramáticas.

Mas, talvez que para a guerra e para opulência, para a ostentação e para a vaidade, os dólares e os euros não tenham faltado...

É o mundo que vamos construindo, que habitamos e que temos !...

Mais palavras para quê ?...

Sem comentários: