domingo, 24 de julho de 2005

EFEMÉRIDE, RECORDAÇÃO E REALIDADE...


Faz hoje dois anos que, no meio de uma grande emoção, - e de um grande alvoroço !... - este” pescadorzito de trazer por casa”, fisgou este lindo achigã !
Parti a cana para sacar o bichinho, a pequena balança que anda na caixa das tralhas da pesca e que só consegue pesar até 1, 5 Kgs, não conseguiu dizer-me quando ele pesava…e só depois, no restaurante onde entrei todo inchado, com o peixe com o rabo de fora do saco de plástico em que o transportava, é que foi pesado e aí registando 2 Kgs! Porque também não cabia na caixa térmica que sempre me acompanha, ficou ali no frigorífico do restaurante e só à tarde, no regresso, o peguei.

Ah, mas o mais bonito (e que pena não ter registo fotográfico da cena…) é que logo junto ao açude onde pesquei o achigã, com o bicho pesando numa mão, com a outra peguei o telemóvel e liguei para o Mundo inteiro narrando a façanha !... Falei para uma carrada de amigos e familiares! Acredito e aceito que foi ridículo mas, não me incomodo minimamente com isso. Fui, sou assim e, com esta idade, já não devo mudar… E, se calhar, antes assim que pior…

Pois então, ontem estive de novo no local do feito – uma pequena represa no Alentejo – e, face à incrível e horrível seca que graça em Portugal, até me foi possível fotografar o sítio exacto onde fisguei o grande achigã, ali a um metro do pé desse sobreiro que se vê à esquerda…


Hoje, faltando-lhe pelo menos 2 metros de altura de água, a represa apresenta este desolador aspecto e já deve ter sido limpa com redes por pescadores devoradores e está praticamente morta, embora tivesse ainda observado vários lagostins vermelhos…


Por fim, deixo uma outra foto para ainda melhor se avaliar a tristeza da falta de água que se vive no nosso Alentejo. Junto ao grande salgueiro, que se vê ao fundo, muitas vezes pesquei ali alguns bonitos achigãs e, agora, temos terra seca e por ali podemos passar despreocupadamente…

E o Outono e a eventual queda de chuva ainda vem tão distante…

1 comentário:

BigMarcio disse...

BigVictor,
Que belo registro jornalístico. Belo relato que nos dá a dimensão dessa seca que vem assolando Portugal.
Torço para que umas chuvas fora de hora possam minimizar o problema.
As fotos estão muito boas, parabéns.

Tenho tentado montar meu blog, mas não sei o que se passa... além desta peça desprovida de conhecimento que fica logo ao lado do teclado... eheheheh... o próprio site Blogspot.com não me abre os registros...
Vou continuar tentando e depois, se conseguir, aí sim vou incomodar o amigo para que me ensine a fazer coisas bonitas como aqui você faz.
BigAbraços,
Marcio BiG Mattos