domingo, 15 de dezembro de 2019

A MINHA TERRA, SEMPRE A MINHA TERRA...


É isto: sou assim!… 

Sou assim mesmo, apaixonado pelo meu berço natal, acho que já faz parte do meu ADN e não há mais volta a dar.

Nasci assim ou, no mínimo, sou assim desde que atingi a idade da razão, aí pelos meus 14/15 anos e pelos vistos assim viverei até ao fim dos meus dias.

Comecei a fazer “garatujas” numas cartas que dirigia para a então “Vida Ribatejana”, jornal na época mais lido na região – o que aqueles homens me aturaram de palermices na altura, só mais tarde disso tive noção… - na sua redacção eles lá compunham os textos de melhor forma e mais tino e assim comecei a noticiar e a defender os interesses do meu Chouto natal.

Ninguém me encomendou o sermão e nem eu sei bem explicar de onde vem todo este amor e dedicação pela minha região e pela minha terra… É coisa de mim próprio. Do meu ser e não há que arranjar mais explicação ou dar qualquer volta. Não, não há.

Mas a verdade é que passaram mais de 6 décadas e aqui permaneço no meu posto, olhando a região e sobretudo a minha terra, interessando-me pelo seu progresso, combatendo o seu esquecimento e mesmo abandono pelas entidades oficiais, afinal como no antigamente.

Depois dos jornais, com milhares de horas consumidas ao longo dos tempos na elaboração de artigos, notícias e reportagens diversas – sempre grátis, sem auferir um cêntimo de proveito pessoal, sempre em apoio de causas sociais e sem alguma vez defender algo de meu interesse individual ou de meus familiares – eis-me agora de há uns anos a esta parte na net, este moderno e importante meio de comunicação em boa hora inventado. Se já pouco se leem jornais, outro tanto não acontece com a internet com a sua ampla implantação e generalização em todos os lares e mesmo no bolso de cada um. 

Para além de Blogue e Site pessoais onde publico as minhas ideias e as minhas notícias, criei um Grupo no Facebook para divulgação, defesa dos interesses da minha terra natal e convívio entre todos os seus naturais e amigos que a ele queiram aderir. Aconteceu já vai para 3 anos, dei-lhe o nome de CHOUTO – NOSSA TERRA, NOSSA GENTE e escrevo estas linhas ainda sob a emoção dos acontecimentos ontem vividos na minha aldeia.

É que o nosso convívio e a nossa amizade não é apenas virtual e, de há uns tempos a esta parte, partirmos mesmo do dito e do escrito nas telas dos computadores para a vivência pessoal, experimentada e sentida ao vivo, em carne e osso, entre todos nós.

Tenho organizado encontros da rapaziada de minha idade para revivermos tempos passados nas ruas, largos, montes e vales da nossa aldeia, convívios que titulo de “ GRANDES ENCONTROS DE JOVENS DE ONTEM” e este ano parti para a realização de convívios de Natal, tendo ontem ocorrido o 1º com um bem agradável sucesso e cuja vivência e feliz experiência ainda sinto hoje, passadas 24 horas.

O objectivo é a convivência e felicitações na época festiva e, ao mesmo tempo, tal como nos encontros dos “Jovens de Ontem” contribuirmos com ofertas de géneros alimentícios para o modelar Centro de Acolhimento Social em boa hora criado na terra e que tão bem dirigido é.

Ontem tivemos então o 1º “CONVÍVIO DE NATAL 2019 C/ “BOAS FESTAS” AO C.A.S.C.”, como o titulei e foi um verdadeiro e bonito êxito!

Os 39 aderentes - e houve alguns amigos que, não podendo comparecer, fizeram questão de igualmente contribuir -, reunimo-nos no restaurante da aldeia onde degustamos um delicioso e farto "Cozido à Portuguesa”, divertimo-nos com canções várias interpretadas por alguns dos convivas – eu aí não pude dar uma ajudinha, pequena que fosse, por via de ter uns ouvidos que, para a música, são uns verdadeiros calhaus… - e, depois, partimos para o Centro Acolhimento carregando as prendinhas, onde nos aguardava o Presidente da sua Direcção e algumas das colaboradas da Instituição que tão bom serviço presta às gentes da minha terra.

Recepção sempre gentil e amiga, como é usual naquela casa, a que se seguiu a nossa visita e naturais votos de Boas Festas aos utentes do Centro que nos aguardavam.

Foi uma cerimónia muito bonita, muito reconfortante e até emocionante por ser a 1ª vez que aquilo fazíamos, por nos conhecermos mutuamente visitantes e visitados e por sentirmos e experimentarmos um delicioso calor humano que nos fez ali conviver e depois retornar aos nossos lares de corações cheios! Cheinhos!

Bonito! Útil! Emotivo e gratificante!

Acho que ficamos todos de parabéns e não duvido, pelas reacções registadas que, para o ano, voltaremos a realizar este convívio e esta visita e igual colaboração com o nosso Centro e certamente teremos ainda maior participação, a julgar pelas reacções que vão chegando.

E a minha paixão pela minha terra e suas gentes continuará sempre, sempre. 

Nem poderia ser de outra forma. 

Faz parte do meu ADN.

NOTA FINAL – Deixo imagens de parte das prendinhas oferecidas, do excelente Cozido servido e da amena cavaqueira vivida. Um vídeo da entrega das prendinhas pode ser visto aqui.

Sem comentários: