domingo, 4 de outubro de 2015

RAFAEL, CAMPEÃO NO 2º DIA DE PESCA!


Bom e bonito o dia de ontem! Daqueles que ficam na memória e apetece repetir! 
Pela 2ª vez levei o Rafael à pesca e pela 2ª vez ele gostou. No regresso disse mesmo que gostou ainda mais do que da 1ª vez!
Peguei-o com o pai pelas 7,30 da manhã e pelas 9 horas estávamos junto à barragem a 106 kms. Comeu-se uma pequena bucha e lá fomos à nossa tarefa…
Ferrar as pequenas e malucas percas era o objectivo e, usando o clássico asticô, a empreitada não se apresentava difícil. As percas são malucas e atiram-se ao isco sem o menor receio. A dificuldade em as sacar só está na sensibilidade e prática para as ferrar no momento ideal. É dessa prática que o Rafael ainda necessita para ser mais eficaz na sua captura mas, mesmo assim, imagine-se que conseguiu sacar a maior de todas que ontem saiu da água! Quando regressamos ao carro para seguirmos para o almoço pesámo-la e marcou 200 grs! 200 grs numa perca já é muito bom e, é justo dizê-lo, foi ele que lançou, ferrou e a retirou da água sem a mais pequena ajuda! Depois, durante o dia, na brincadeira perguntava-lhe como tinha feito (?) a que ele respondia: “Não digo!” Ah! Ah!
De manhã pescamos um total de 0,5 kg e na parte da tarde mais 0,750 kgs mas aí já fui eu que, pegando na cana e depois de as ferrar, a passava ao pequeno pescador que as tirava para fora. Por vezes deixava folgar a linha e… lá iam elas. Mas deu para ir treinando bastante. O seu maior problema, que este ano já é menor, ainda está no receio de segurar o peixe vivo e a mexer-se para o retirar do anzol. Mas, verdade se diga, este ano a coisa já melhorou muito. Bastante, mesmo!
Para o ano, no Verão, quero ver se o levo pelo menos duas vezes porque esta actividade, com a ida para o campo e o contacto com a natureza e as suas envolvências é muito necessária e importante no seu crescimento.
Foi este um excelente dia na minha existência e quero repeti-lo mais vezes! Não tem preço o imenso prazer que proporciona levar e ensinar um neto neste bom desporto que é a pesca lúdica!
Como no passado ano, hoje fizemos a fritadela para o almoço da família e, o peixe maior, claro, foi para o pescador campeão!
Deixo aí algumas fotos que documentam e ilustram com foi belo este dia vivido com o Rafael e o Nuno na pesca realizada na fronteira entre o Ribatejo e o Alentejo, no concelho de Coruche.

Sem comentários: