domingo, 6 de abril de 2014

"POMADA DE ESTALO" NO SEMIDEIRO!


Ontem fui ao Chouto e, quando me aprestava para convidar uns amigos para confraternizarmos um pouco saboreando um tintinho no “café” da esquina, eis que fui convidado para os acompanhar ao Semideiro, ali a 10 kms, onde iam buscar uns garrafões de vinho… Fiquei algo admirado, devo confessar, porque nem sabia que havia produtor de vinho no Semideiro… O Semideiro é um pequeno povoado como o Chouto no interior da charneca ribatejana e nem imaginava que ali se produzia vinho… Afinal, produz-se e… bom! Excelente!
Assim, a um convite destes, tem como recusar? Oh! Oh!
“Coisa de meia hora!...”, garantiu o “Macol”, “organizador” da excursão.                                        
Num carro com 6 “manos”, numa viajem de uns curtos 10 kms, a coisa foi excelente na ida e, pudera… melhor ainda na volta!...

Chegados ao local e surgindo como que por arte mágica, o chouriço – único, do Chouto! – o toucinho cru, o pão e um queijinho que o dono da adega foi “sacar” à irmã, moradora ali ao lado, eis que da “gaiola” sai também um delicioso “branco palheto” (com 13,7º!!!) numa “pomada” que logo ali, deliciosamente "à saída da gaiola", classifiquei de excelente! Eu, que, convencido, entendo que… “vinho é tinto”…
A pomada era mesmo divinal – divinal! -, confesso!
Tinha almoçado três horas antes no Porto Alto uma “leve” e saborosa “dobrada com feijão”, a “cama” estava por isso ainda forte e quentinha e, o petisquinho molhado naquele “branquinho palheto” - “só” com 13,7!... - caiu que nem “sopa no mel”!
Se a memória não me falha – nestas situações as contas da matemática costumam ficar algo baralhadas… - bebi 3 ou 4 copinhos e mais não “mamei” porque a viajem para casa ainda tinha de fazer e os homens das “ plainas brancas”, com o seu afamado "balão", não costumam ser meigos… Mas, os outros amigos que estão aí na foto e os outros que nela não couberam e que na volta ficavam no Chouto e não tinham de conduzir, deliciaram-se com mais “uns” quantos do dito cujo… Uns quantos mais!... Honra e saúde para eles! (Entretanto vieram comigo, como que a "guardar-me" até casa e onde já estão em repouso e descanso da viajem, uns "solícitos e simpáticos" 20 litrinhos... Quando o calor chegar, geladinhos, saberão que nem mel!)
Fiz um “bonequinho” com as imagens do "crime"- onde só falta o Passita que foi fotografo… - que já publiquei no meu site e que aqui deixo como testemunho para a posteridade. Sim, porque nestas coisas, não há como comprovar com documentação…
E um obrigado e a minha satisfação pelo convite e pelo enorme prazer da companhia - gente da minha mocidade, gente da minha terra, gente da boa! - e pelo convívio que fizeram o favor de me proporcionar, que adorei e que não esqueço!
… E, para que conste, aqui confesso: Ficou marcada nova “excursão”!…

Sem comentários: