sexta-feira, 15 de março de 2013

A MISÉRIA À NOSSA PORTA

 
A exemplo de uma anterior situação, ocorrida há dois ou três meses atrás, acabo de registar aqui mesmo à minha porta novo caso que testemunha bem quanto vivemos em profunda crise económico/social, crise que nunca ainda tinha visto em toda minha vida que já leva perto de sete dezenas de anos.

A uma camisa velha, de colarinho totalmente rôto na sua dobra e, como a anterior, absolutamente imprópria para continuar a utilizar com um mínimo de decência no dia-a-dia, apontei-lhe o mesmo destino: lixo. Foi para o lixo mas, como no caso anterior, optei por repetir a situação e não a deitei dentro do contentor junto ao chamado lixo doméstico e, antes, optei por a colocar num vulgar saco de plástico que depois atei às asas do referido contentor.
Da varanda fotografei a insólita cena e era minha intenção ir espiando para registar o tempo decorrido para o resgate da camisa para o seu novo proprietário mas, tal não me foi possível… Como no anterior caso, que levou menos de meia hora - meia hora! - a desaparecer o saco e a camisa, este foi exactamente igual. Atei o saquinho com a velha camisa era meio-dia e, passados uns breves instantes a Hortense veio dizer-me: “Já levaram a camisa!”. Olhei para o relógio: meio-dia e meia hora!
Em menos de meia hora passou um dos muitos pobres e necessitados que vasculham constantemente os caixotes e contentores do lixo aqui na rua e por toda a grande cidade e achou que lhe faria jeito a rôta e velha camisa...
Neste pequenino exemplo temos a triste realidade do Portugal de hoje!
É esta a miséria que vivemos nesta terra!
Ao longo de toda a minha vida já vi passar várias crises  económico/sociais em Portugal mas, como esta actual, nunca!
Veremos onde tudo isto vai parar mas não prevejo bom fim.
O desemprego atinge números inimagináveis e a miséria é muito grande e sabemos já de muitos casos de miséria extrema!
Para adensar ainda mais todo este drama vejo uma insensibilidade – como nos falam dos desempregados é absolutamente revoltantee! –  e um  descontrolo governamental de um executivo que há já uns meses me parece que está a prazo e que por isso me preocupa e aflige dado que também não vejo uma alternativa de interesse…
Ao descontrolo junta-se a incompetência, os jogos partidários e um baixar de braços de governantes e governados que preocupa sobremaneira.
A coisa vai complicar-se muito!
Oxalá me engane.

Sem comentários: