domingo, 26 de junho de 2011

"AMIGOS DO CHOUTO" FINADOS AO SOL!


Foi uma verdadeira, incrível e inadmissível sauna o 3º Encontro Anual dos Amigos do Chouto ontem na minha aldeia natal! (Eu chamo-lhe “encontro” porque seria a denominação oficial mas, na verdade, não foi mais que um almoço de dúzia e meia de conhecidos e amigos que ali se juntaram…)

Um grupo que tanto prometia de amizade e apoio á minha freguesia de nascimento, hoje está em completa desagregação e, não fora a carolice e teimosia de uma amiga emigrante na Alemanha e, possivelmente, nem este almoço ontem ocorreria…

Começou numa “envergonhada” inscrição para o evento – “quem quiser mande e-mail…” – passou por, no local, nem a habitual placa de anúncio do Encontro deste ano ter sido colocada… pela péssima marcação de mesa para almoço que transformou o mesmo numa incrível, inadmissível e inaceitável sauna – seguramente teríamos, sentados á mesa, coisa como muito perto dos 40º (!!!) - , quando havia melhores e muito mais aceitáveis mesas para a escassa dúzia e meia de amigos e terminou com a desmobilização da quase totalidade do grupo, quando cada um abandonou o local, sem um discurso, sem uma manifestação de solidariedade e convívio que se aguardaria e seria indispensável.

Este ano, para cúmulo, nem a habitual entrega de valores ou prendas para as instituições locais tivemos e, a exemplo aproximado do ocorrido no passado ano - em que a desagregação já se comprovava e o espírito de corpo não existiu e esteve a léguas do ocorrido no 1º ano!... -, o grupo, que se juntou com os naturais e amistosos cumprimentos, acabou por se separar rapidamente, digerido que estava o frango sob aquele calor abrasador…

Tendo as péssimas e até nada saudáveis condições climatéricas – os talheres e o prato escaldavam e nem tinha como proteger a máquina de filmar que queimava de tanto sol que suportava e onde a garrafa do vinho era depositada debaixo da mesa, no chão, para que o liquido não ficasse logo em caldo...(!!!) - , estive estoicamente na mesa do grupo por evidente e natural solidariedade e estima pelos restantes e heróicos companheiros desta verdadeira odisseia mas, vi com surpresa o presidente da Junta de Freguesia, que pertence ao grupo e não sei se estava inscrito, sentado com mais acompanhantes, numa bem mais fresca sombra de um isolado chapéu de sol ali ao lado…

Finalmente a minha constatação e lamento pela morte há muito anunciada deste antes promissor grupo de Amigos do Chouto que, ou muito me engano, ou teve ali ontem o seu enterro, debaixo de uns tórridos raios solares, numa temperatura ambiente de 40º que bem poderiam ter sido evitados e amenizados se houvesse organização, querer, bairrismo e um pouquinho de imaginação…

Deixo aí duas fotos bem elucidativas do incrível e inaceitável calor porque passei (passamos) num almoço de sauna no que era suposto ser um agradável convívio correspondente ao 3º Encontro dos Amigos do Chouto e que, a acontecer no próximo ano - coisa que não acredito! -, será algo a que não voltarei em iguais circunstâncias.

8 comentários:

marcolino jeronimo disse...

Olá Amigo Victor;ao ler esta sua crónica fico muito triste,e por vários motivos.
Se a fraca aderencia dos amigos ao almoço é má então com essas condições que você relata pode estar em causa a continuidade do grupo,depois essa de o nosso Presidente estar fora do almoço isso quer dizer que algo de muito errado se passou,ou no sistema organizativo ou o que quer que fosse, à aí uma grave lacuna,será que alguém nos vai explicar o que foi?.
Um abraço,Marcolino.

Anónimo disse...

pode perguntar ao Sr. Presidente, ele lhe explicará

isabel disse...

Fiquei triste,e emocionada ao ler estas suas palavras!!!
é verdade que o calor, foi bastante, é verdade que o grupo, se desmanchou logo que papou o franguinto....sim é verdade e eu constatei isso mesmo, que o Senhor presidente nao se juntou ao nosso grupo e faz ele tambem parte dele...náo consigo dar resposta a tudo,o que aqui pergunta, mas gostaria, acho que houve falhas, mas culpar "A,B,ou C" acho que eu estaria errada,ois quero acreditar que cada um fez o melhor que pode e soube, dentro das possibilidades que teve, espero que para o ano,possamos estar novamente e em maior numero juntos, á sombra em convivio......eu náo sei se me será possivel estar, mas farei por isso.!!!!
Faco-o pelo CHOUTO, e só pelo CHOUTO!!!

Anónimo disse...

é bonito sim senhor ver pessoas nascidas no Chouto que nao se esquecem das suas origens. Triste é ver uma "cambada", nao sei bem de que, culpar um Presidente da Junta por uma coisa, que segundo sei nao foi organizada por ele, e que nao tendo direito a placa teve direito a aparecer no programa da Feira (mais uma vez).
Intitulando-se Vª. Exas. de Amigos do Chouto onde esta a amizade? È triste.

Victor Azevedo disse...

Não deveria publicar o comentário deste Anónimo de hoje, dia 6, porque usou termo ofensivo para se referir aos “Amigos do Chouto” e recomendo-lhe que, se desejar voltar a comentar aqui, o faça sem usar esses termos, sob pena de não deixar passar a sua opinião. E, se possível, retire o anonimato. ..
Publico então o comentário porque vem em defesa do presidente da Junta de Freguesia do Chouto no que me parece justo, cumprindo-me referir que no meu apontamento não lhe faço qualquer ataque, apenas registando o facto de o ter visto em mesa aparte do grupo, tendo salvaguardado que não sabia se estava inscrito no almoço, como ainda hoje não sei… Aliás, João Gabriel tinha-me dito até, antes da refeição, que almoçaria mais tarde e daí a minha dúvida em saber se estava ou não inscrito…
Tenho de João Gabriel a melhor opinião sobre o seu trabalho como presidente da Junta de Freguesia do Chouto e disso já aqui dei conta diversas vezes com muito gosto em diversos escritos mas, como o vi a almoçar separado do grupo, não poderia deixar de registar a ocorrência. Foi apenas isso o que fiz.

Rui Cruz disse...

Amigos do Chouto? Que abismal ironia!
Amigo do Chouto é aquele que aqui vive...
Aquele que aqui trabalha...
Aquele que todos os dias sob calor tórrido ou refinada intempérie, luta pela sobrevivência desta sufocada freguesia do interior...
Aquele que aqui frequenta os estabelecimentos, proporcionando aos choutenses que os adquirem alimentar as suas familias...
Aquele que se recorda com saudade da sua terra natal é sem dúvida um amigo do Chouto, aqueles que vêm pelo terceiro ano consecutivo à sua terra natal, nem que seja apenas uma vez por ano, merecem que seja reconhecido esse esforço.
Só não compreendo como: "amigos do Chouto", que consideram o Chouto a sua terra natal tenham esquecido os valores de humildade, esforço, honestidade, entre-ajuda e simpatia que caracterizam esta pequena população!
Mais triste fico ao observar artigos como este, escritos por um senhor que considero de grande iniciativa mas que tudo perde ao dar esta imagem enganadora da freguesia e da população que aqui reside. Na minha curta vida não assiti nunca a um relato de tão má recepcção de alguém nesta fregusia.

Victor Azevedo disse...

Não pretendendo entrar em discussão, aqui e agora, com a parte inicial da sua opinião - pode ser que um dia destes nos encontremos pessoalmente ( tenho sempre em casa no Chouto um bom tintinho para molharmos a palavra!…) e, então, debateremos o assunto verbalmente, no que terei nisso muito gosto, tanto mais que vou ao Chouto muito regularmente e não só por ocasião da Feira… - quero apenas referir-me agora á parte final do seu comentário, afinal aquele a que mais directamente a minha pessoa se refere e, francamente, aconselho: Rui Cruz, deve ler com mais atenção a totalidade – desde o titulo!... – do meu escrito e, fazendo-o, terá de reconhecer que todo o meu comentário visa única e exclusivamente o grupo dos “Amigos do Chouto” , sua organização e manutenção e respectiva actividade e a organização do 3º Encontro, bem como o local (mesa) escolhido para almoçarmos naquela verdadeira sauna e, nunca, nunca por nunca é posta em causa a recepção, a amizade e a cortesia com que fomos recebidos na nossa terra.
Não sei onde Rui Cruz vê ali qualquer ingratidão para a forma hospitaleira e amiga como fomos recebidos e tratados… Aliás o esforço do pessoal em serviço no pavilhão do Centro Social foi absolutamente exemplar de dedicação e simpatia! Disso dei conta num comentário apagado abusivamente no Facebook na página dos “Amigos do Chouto”…
Sou do Chouto há já 66 anos e – fora uma situação no tresloucado ano de 1975, em facto que muito me magoou e que, agora, não importa reportar… - sempre, sempre fui magníficamente tratado na minha terra, que visito muito, muito regularmente com franco prazer!
Rui Cruz, por favor leia melhor o meu texto e verá que errou na sua apreciação.
Saudações choutenses!

isabel disse...

Meu deus,o que aqui náo vai.....náo gosto de comentários anónimos, para mim, e náo quero ofender!!!!!!!ninguem com isto, mas sáo cobardes, e nao mostrar quem sáo....para mim o importante é tar e ajudar, que foi o que fiz, indo ao almoco e levando mais 10!!!!!pessoas comigo!!!!!
mais vale ir de ano a ano(pois assim a vida quer)do que morar lá e nao partecipar,ou dizer mal de tudo......
enfim, ai chouto chouto....que te viu a ti e ao teu povo....e quem te vé actualmente!!!!!