segunda-feira, 20 de julho de 2009

HÁ 40 ANOS, A LUA!


O homem pisou a Lua pela 1º vez faz hoje 40 anos e eu - lembro-me muito bem! -, estava então em Angola, na guerra e mais propriamente na Fazenda Tentativa, a cerca de 70/80 Kms de Luanda.

Encontrava-me a chefiar uma secção de cerca de uma dúzia de militares de protecção aos civis e ás instalações da fazenda que explorava uma extensa zona de palmeiras para extracção do dem-dem, de onde se obtinha o chamado óleo de palma.

Recordo-me perfeitamente do acontecimento que na data foi muito noticiado, como é óbvio, e acompanhei-o entusiástica e apaixonadamente pela rádio, num pequeno aparelho portátil que antes tinha adquirido em Luanda e que ainda guardo. Deitado, no meu quarto, - aí na foto do edifício principal da Fazenda Lifune, a janela do meu quarto correspondia à da direita no 1º andar na imagem que publico - e ouvi na então Rádio Eclésia (creio que era assim que se chamava a estação que julgo ter então – ou ainda tem? - ligações com a Rádio Renascença, aqui de Portugal.

Lembro-me que, quando de manhã cheguei junto dos soldados e lhes contei o que tinha acontecido naquela noite, eles no geral disseram que era tudo mentira. Não acreditaram na façanha. Acharam que era tudo uma aldrabice. E, se calhar, ainda hoje muitos isso acharão…

Nas muitas vicissitudes que a guerra me trouxe, essa de não ter acompanhado em directo pela TV a chegada do homem à Lua é uma das principais que mais me custaram, confesso. Sendo um apaixonado pelas coisas da comunicação, não acompanhar ao vivo pela televisão esse marco da História da Humanidade, foi para mim uma enorme contrariedade que não esqueço. 

Ainda hoje me sinto contrariado por isso, garanto.

Sem comentários: