quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

RECORDANDO... E VIVENDO


E, no dia em que se completam 39 anos sobre a data do meu desembarque no Cais de Alcântara em Lisboa, vindo de Angola e pondo assim fim a minha actividade militar forçada e sobretudo na guerra para que fui mobilizado mais de dois anos atrás, deixo aqui uma foto que então registei a bordo do paquete Império que trazia o pessoal desde Luanda, vendo-se os muitos familiares e amigos dos regressados militares, aguardando em terra a atracagem do Império.
Aconteceu no dia 17 de Dezembro de 1967, naquele que foi porventura um dos dias mais felizes da minha vida!





Mas, também ontem, como hoje, prosseguiram os nossos normais e habituais preparativos para o Natal que se aproxima a passos rápidos.
Ontem chegamos de Vouzela numa viagem relâmpago (ida num dia e vinda no outro) para desejar Boas Festas pessoais aos familiares e amigos, deixar alguns “presentes” e também para trazer o habitual cabritinho que, assadinho no forno nesse dia, nos deliciará no almocinho de Natal.
Trouxemos o dito cujo e também a tradicional broa de milho que, fabricada em Vouzela, é sempre uma verdadeira delícia!
Fica aí uma imagem da magnífica broa da linda e beirã Vouzela:













Mas, estava um frio imenso na Beira Alta!
Valeu-nos na tarde e noite de anteontem a lareira e as mantinhas na cama... Mas, ontem de manhã, quando pus o nariz e o pé de fora de porta, num dia bonito de Sol, tínhamos geada cobrindo tudo na relva do jardim e a temperatura marcava uns curtos 1,5 graus aquela hora! Mas, como não tínhamos vento, “a coisa” até se suportava benzinho.
E, aqui a agradável surpresa veio de um canteiro quando vimos uns resistentes e belíssimos botões de rosa que, não obstante tão adversas condições climatéricas, neste agressivo Outono, estavam lindos, lindos e viçosos!
Colhemo-los e agora estão aqui numa jarrinha muito bonitos e mais aconchegados e livres das agrestes temperaturas da Beira Alta.
Fica então uma imagem das rosinhas com testemunho de que, mesmo no agressivo e pouco agradável clima beirão, ainda é possível encontrar coisas bonitas:

Sem comentários: