sexta-feira, 4 de maio de 2007

PARIS É UM ENCANTO!


(Texto que tinha redigido para publicar ontem mas que este gajos da hospedagem do Google não aceitaram - não consegui entrar... - porque andam aqui com umas quantas alterações que ainda não entendi...)

Segundo dia em Paris e só agora foi possível parar um pouco para redigir meia dúzia de palavras para o meu blogue...

Primeiro –ontem – um enjoo de merda que foi quase como uma doença para todo o dia. Não consigo entender como enjoo tanto de manhã e, depois do almoço, posso ir para o fim do mundo que não sinto qualquer problema...


Hoje, de manhã, uma bonita visita panorâmica num autocarro de 1º andar sobre os principais motivos turísticos da cidade e, depois do almoço – eu, uma “carne de porco à alentejana” e a Tense uma “espetada à Madeira”, tudo semelhante ás ditas cujas num restaurante português aqui a 50 metros do hotel.

Sobre Paris, começo então por confessar a maravilhosa impressão que estou a registar nesta belíssima cidade, muito organizada e impecavelmente ordeira. Mais: daqui a 72 horas os franceses vão eleger o seu presidente da República e nada aqui pelas ruas me diz que estamos nessa data... Não há cartazes pendurados nas árvores e nas belíssimas fachadas dos edifícios, não há faixas, não há a mais leve propaganda sonora nas ruas, eu sei lá... Nada, nada se assemelha a situação idêntica que vivessemos em Portugal. Um verdadeiro espanto!

Quanto à cidade, para além dos incontáveis e riquíssimos estabelecimentos comerciais que vemos metro a metro – a realidade é esta: metro a metro! – para além da extraordinária arquitectura dos edifícios – obras de arte, na verdadeira acepção da palavra! – um pormenor me espanta: não conseguimos ver um único – um único! – fio de electricidade ou telefone a atravessar ruas ou avenidas ou de prédio para prédio! Absolutamente fantástico! Isto para quem vê e lida com essa situação em Portugal...

Para terminar e porque ainda tenho que colocar umas fotos na página do site e o tempo escasseia, uma nota muitíssimo importante para a ordem e absoluta segurança que se respira a qualquer hora do dia ou da noite nesta excelente cidade! Na ruas, às tanta da noite vimos homens e mulheres, sós ou acompanhados, sentido nós que ninguém ali anda a olhar para o lado, com receio ou medo! Francamente, estou deslumbrado!

A civilização! A Europa que todos sonhamos bem pode estar aqui! Adoro Paris!

Depois escreverei mais, como outro vagar e com mais detalhes. Termino deixando como ornamento uma foto que bem nos mostra com é bela a arquitectura de Paris:




Sem comentários: