domingo, 1 de abril de 2007

E... O INEVITÁVEL ACONTECEU!...


Visitei o meu velho amigo António em 29 de Outubro último e, impressionado aqui escrevi, quase, quase pressagiando o que viria agora a acontecer:

Visitando e bebendo uns copos com o meu velho amigo António soube – ele o disse – que o seu filho de 30 anos (de 30 anos!...) há 15 dias foi parar ao hospital porque “levou” oito (!!!) facadas depois de um contacto com uns amigos numa habitual convivência dos grupos em que se movimenta...
Eu, que desconhecia aquela ambiência, ainda ingénuo, questionei-o:
- Porra ! Tónio, como aconteceu isso?...
Ao que ele, com uma franqueza que sinceramente me impressionou, logo respondeu:
- Foram uns gajos da droga.
Merda! Merda de vida, de convívios estes e de mundo este! Que situação e que coisa esta que me tapa a boca, me impede de falar directa, francamente com o meu velho amigo António...
Passo à frente... Mudo de conversa... Espero mais um pouco e depois saio e agradeço a amiga recepção do meu companheiro de infância...
Que coisa!... Que situação!...
Aconteceu apenas – apenas?... – que os tintos, o chouriço e a farinheira assados ali, com tanto gosto e gentileza por ele, ali à minha frente, foram por mim enaltecidos – muito enaltecidos! – imaginando e avaliando o que sentirá aquele amigo quando, convivendo com outro velho amigo de infância o está fazendo ao mesmo tempo que se lembra e sente no seu viver, na sua pele, no mais intimo do seu ser, a “carga de trabalhos” que há anos lhe caiu em casa com aquele filho agarrado à horrível engrenagem da droga...
Vindo para casa, auto-estrada fora, jantando depois no meu bom ambiente familiar e, agora, aqui na frente do computador, falando com os meus botões, não consigo pensar noutra coisa...
Que desconforto!...

Agora, passados estes cinco meses recebo a notícia da sua morte, inesperada e brutal, como resultado de um AVC.

Tinha de ser. Eu vira bem que o António estava fortemente perturbado e o inevitável aconteceu.


Morreu a 28 de Março e, a 29, sentidamente, muito sentidamente, acompanhei-o à sua última morada.

Que descanse em paz. Na paz que nos últimos anos da sua vida não lhe permitiram que vivesse e que ele bem merecia pois era um excelente homem! 


Um excelente homem e um bom amigo!

Até sempre, Tónio!...

Sem comentários: