quarta-feira, 10 de agosto de 2016

TIA BEATRIZ - QUEBROU-SE O ÚLTIMO LAÇO...


Hoje, uma ida, dolorosa e triste ao Chouto, para acompanhar a Tia Beatriz, falecida ontem na Casa de Repouso de Idosos onde estava internada na margem sul, à sua última morada no cemitério da nossa aldeia.

Fina-se assim o último e derradeiro laço familiar materno directo que me ligava à minha vida e à minha existência. (Do lado paterno, igualmente em laços directos, há muito se foram…)


Tinha pela Tia Beatriz e, logicamente, pelo seu marido Tio Chico, grandes e inesquecíveis laços de afinidade e muito estima e disso dei conta aqui no Blogue na data do falecimento do Tio Chico mas acho que ficou hoje sepultado no Chouto mais um bom pedaço do meu ser...

Silenciosamente assisti ao funeral…  Silenciosamente vi o caixão descer na sepultura e ser coberto pelos torrões rudes e secos… Nunca faço choro ou alarido… Nesses momentos só sei expressar-me assim… Silenciosamente, recolhido no meu ser, é como gosto de estar… Sentindo, com verdade e dor, a partida física de alguém bem querido…

A amiga Tia Beatriz viu-me nascer, ajudou-me a crescer e a criar e sei que também ela tinha por mim muita, muita estima e grande amor! Tive, ao longo das nossas vidas, inequívocas e inesquecíveis provas disso mesmo! Dedicação, carinho e amor que jamais esquecerei!

Tenho registos fotográficos, de vídeos e, até muito mais velhos ainda, registos em áudio de diálogos belíssimos de carinho e afinidade que guardo com verdadeira religiosidade e de que não pretendo desfazer-me mas, hoje, aqui, quero apenas recordar, repescando uma velha página deste meu blogue, datada de 2004, quando Portugal estava em força no futebol no Euro aqui disputado e quando o seleccionador Scolari  tinha lançado a famosa ideia de todos hastearmos nas casas a nossa bandeira…
 
Estive com a Tia Beatriz e o Tio Chico – quase sempre os víamos juntos! – naquela data na Feira do Chouto e acho o dialogo que travamos delicioso de carinho, educação e inocência.

Deixo aí a página do Blogue onde descrevo a situação e uma foto que dias depois registei na frente da sua casa, já com a Bandeira Nacional hasteada. Bandeira que a Hortense, depois daquela seu expresso desejo, fez questão de lhe enviar pelo correio e que ela logo pediu ao marido que a hasteasse na frente do pátio.

Um encanto, a doce e amiga Tia Beatriz que me deixa muitas, muitas e muitas saudades!

Que descanse na paz que bem merece!

Sem comentários: