sábado, 21 de janeiro de 2012

EMOÇÃO A RECORDAR ANTÓNIO BENTO!...


Belíssima jornada na tarde de hoje na Chamusca onde na sua Biblioteca evocamos a vida e a obra do meu saudoso amigo António Bento, grande bairrista e chamusquense, para além de apaixonado humanista e pacifista!

Estive na sessão com gratificante convite da directora da Biblioteca que também teve a amabilidade de me convidar para lugar de destaque onde, para além da dita directora, tive a ladear-me a filha Deolinda do evocado António Bento e Sérgio Carrinho, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, também ele grande amigo do homenageado e seu ex-colega de trabalho.

O convite foi-me formulado porque tive o privilégio de durante dúzia e meia de anos ter acompanhado e privado com António Bento em muitas das sua iniciativas em prol da Chamusca, a grande paixão daquele nosso saudoso amigo. Desde a fundação do seu “Jornal da Chamusca”, até à realização dos espectáculos “Bate Papo”, passando por festivais de folclore, almoços de convívio, Jogos Florais, homenagens a destacadas figuras do universo chamusquense, em quase tudo, se não em tudo, colaborei com António Bento, numa gratificante actividade que muito me marcou e de que muito me orgulho!

Mas, hoje, no início da minha evocação, a emoção sentida por ali estar a expor publicamente a minha vivência naquela gratificante colaboração com António Bento, quase me travou a voz e estive mesmo a milímetros de colapsar na oratória... Logo eu que, por força dessa colaboração anos atrás, tive tanta ocasião de publicamente me expressar perante vastas assistências sem dificuldades de maior... Mas, hoje, o evocar ali a belíssima vida e obra do saudoso amigo, ia-me pregando a partida...

Na sessão evocativa optei por salientar no homenageado o cidadão e a pessoa, destacando na sua vida o chamusquense, apaixonado pela sua Chamusca e também a sua imensa e impressionante modéstia em tudo o que fazia e, finalmente, o humanista e pacifista que António Bento foi e de que me deu tantas e excelentes lições, para além do seu valioso exemplo de vida tão prematuramente arrancada do nosso convívio!

Senti que a assistência viveu e gostou da sessão evocativa e por isso acho que a mesma foi muito gratificante, deixando aqui o meu aplauso à direcção da Biblioteca pela iniciativa a que junto, no meu caso pessoal um particular agradecimento não só pelo convite e pela amiga recepção como ainda pela visita guiada à Biblioteca que me proporcionaram na pessoa da Directora Paula Ribeiro e do Vereador Francisco Matias!



E, depois aconteceu...

Bem, depois ainda aconteceu que, para além desta bela evocação, a jornada na tarde de hoje na Chamusca fosse ainda mais gostosa porque, todo este acontecimento foi assim como que envolvido – foi “o antes” da sessão e “o depois” dela e... entrou pela noite! - por um outro não menos saboroso mas... agora aqui já falando do valente estômago deste vosso craque... Na verdade e nascido de uma conversa aqui na net quando, tempos atrás disse ao meu familiar e amigo Rui Martinho que sentia saudades de saborear um bom tintinho com o seu pai Manuel João e ele me respondeu que ia “pensar nisso”, o Rui não perdeu muito tempo e, aproveitando esta minha ida à Chamusca, tratou de marcar na acolhedora tertúlia dos pais um suculento e delicioso almoço magnificamente confeccionado pela sua mãe e minha prima Teresa e ao qual teve a gentileza de associar mais uns quantos amigos nossos conterrâneos. Foi um completo e gostosíssimo Cozido à Portuguesa, de grão, à boa maneira ribatejana, com todas as carninhas do saboroso e adulto bácoro, onde pude encontrar também o delicioso chouriço da região e também, para minha delícia, onde a famosa morcela de arroz marcou honrosa presença! As carnes do dito, com um leve sabor a sal, como manda quem sabe da ciência e tudo regadinho com um bom tintinho da zona de Palmela!

Foi então “o antes” e “o depois” da sessão evocativa - e que entrou mesmo pela noite adentro! -, num magnífico convívio que me encantou e que aqui devo agradecer mais uma vez à Teresa, ao Manuel João e ao Rui bem como aos restantes amigos que me proporcionaram tão caloroso acolhimento! É sempre magnífico visitar a Chamusca e, quando se é assim recebido, tudo acontece num verdadeiro encanto!

Deixo aí, para além da capa da brochura alusiva da sessão evocativa de António Bento, duas imagens do acontecimento, sendo que a primeira é da autoria do amigo Luis Dias e a outra minha com a elegante presença de um trio de bons apreciadores do saboroso Cozido! Nela estou acompanhado pelo Rui Martinho e pelo Raul Caldeira. No meu site publicarei um vídeo com imagens que captei na sessão com a actuação do grupo coral Juntanima, da Junta de Freguesia da Chamusca, dirigido por José Pinhal, que encerrou a homenagem a António Bento.



Sem comentários: