domingo, 31 de julho de 2011

A MINHA TROPA - A MINHA GUERRA

Vivo sempre um dia particularmente feliz e muito gratificante quando participo nos regulares encontros do antigos camaradas de tropa e guerra nos já distantes anos de 1967 a 1969!

Desta vez aconteceu ontem na Pateira de Fermentelos, junto a Águeda, a reunião bonita do nosso velho Batalhão de Artilharia 1925 que juntou mais de 3 centenas de velhos companheiros e amigos e que vão trazendo também os seus familiares mais chegados. Na minha mesa, por exemplo, tinha um antigo soldado de uma companhia, que não a minha, que se fazia acompanhar da esposa, da filha e do genro e ainda por duas netas!

Foram mais de dois anos de muitas aventuras, muitas emoções, algumas alegrias e também algumas importantes tristezas vividas e que agora vamos recordando e contando aos nossos familiares e amigos num rememorar de factos e ocorrências gratificantes e saudáveis.

No meu caso particular foi a 1ª vez que me surgiu um cabo – cabo Trindade – do meu pelotão, motivo que me deixou muito satisfeito dado que já estranhava que, apesar de tantos antigos camaradas de armas sempre presentes nunca me haver surgido alguém que tivesse vivido comigo situações mais próximas naqueles difíceis dias.

Desta vez surgiu o Trindade que inclusive me recordou uma complicada situação disciplinar que tive de resolver em Julho de 1969. Eu nem já me recordava que tinha sido ele que tinha saído do grupo de 4 rebeldes e me tinha abordado pedindo desculpa pela indisciplina e assim anulado a participação que, embora muito contrariado, já me aprontava para redigir…

Um dia destes conto aqui a complicada situação então vivida…

Hoje quero apenas registar mais este belo encontro do nosso Batalhão e faço-o juntando uma foto agora tirada com o velho amigo Carvalho, de Vila Flor, meu companheiro de aventuras no leste e norte de Angola – éramos ambos furriéis da mesma Companhia – juntando a essa foto uma outra captada em Dezembro de 1969, no Paquete Império, no alto-mar, quando regressávamos à então Metrópole, como então se dizia.

Passados estes quase 42 anos os então jovens rapazes deram lugar a estes cavalheiros de cabelos brancos, algo já usados e com alguns achaques…

Pelo menos o gordo aí da imagem porque, o sempre elegante Carvalho, é um mistério como faz para sempre se manter jovem…

(Ontem o rapaz confessou-me que... não come, não bebe…)

Sem comentários: