domingo, 21 de maio de 2006

REGRESSO DA HOLANDA


Regresso a casa depois de cinco dias duma visita à belíssima Holanda, com uma ida e volta de um dia a Bruxelas que fica a pouco mais de 200 Kms de Amesterdão.

A viagem foi optima mas um pouco cansativa em virtude da programação da mesma mas mesmo assim valeu a pena dado que nos permitiu conhecer uma linda terra – Amesterdão e suas zonas envolventes – com uma organização, uma arrumação e um desenvolvimento que nada tem que ver com a nosso país.

A cidade, com os seus muitos canais, a sua bela arquitectura e as suas bicicletas – impressionante o seu número e a forma como homens, mulheres e crianças as usam ! – e depois os campos, impecávelmente tratados com culturas e árvores alinhadas e desenhadas - quase diria a régua e esquadro !... – deixou-me maravilhado !

Estas e ainda o bom convívio e a bela camaradagem do grupo foram as faces bem positivas da agradável visita, enquanto o facto de nos terem deixado mais de três dias sem guia, entregues a actividades de caracter pessoal, como diziam no programa e nos hospedarem num hotel – excelente hotel, diga-se ! – a cerca de 20 Kms do centro da cidade, constituiu para mim a face negativa desta viagem.

É verdade que tudo estava no programa da viagem e por isso nada a dizer. Foi assim como que um “abre olhos” para um próximo programa de futura viagem...

Sou de opinião que, saindo do nosso país, para uma visita a uma terra desconhecida, só o devemos fazer com viagem com guia e bem programada. Também convém garantir a presença de guia que fale a nossa língua... Esta, na Holanda, falava – mal ! – o espanhol mas... lá se desenrascou...

Uma palavra final para o impecável coordenador do grupo, o amigo Rui Pereira, que dentro das naturais limitações em que foi forçado a mover-se, tudo fez, desde o primeiro ao último dia, para que tudo se desenvolvesse e terminasse em pleno ! Impecável !

Pelo que ouvi, o próximo passeio será à Alemanha e, se me aceitarem no grupo, terei muito gosto em nele participar. Irei, com uma programação bem preenchida e bem guiada...

Burguês é assim !...


Sem comentários: