sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

CHOUTCAÇA - O MEU APLAUSO !


Travei conhecimento com esta bonita realidade da Choutcaça, uma associação de Caçadores, na minha visita feita ao Chouto esta semana.

Na verdade, em Fevereiro de 2001 e depois no ano seguinte, estive ali numa Montaria aos Javalis em que participei como verdadeiro turista (não sou caçador...) e onde fui muito bem acolhido pelo grupo que agora vejo que as Montarias foram como que o embrião desta Choutcaça, já que a associação só foi oficialmente criada em Julho de 2001.

Ora acontece que, o que vi agora, deixou-me muito entusiasmado, tão agradável foi o ambiente encontrado a que se junta uma ordem e uma organização dignas de grande nota e que aqui tenho de assinalar!

A Associação não possuía instalações para a sua sede mas alguém teve a feliz ideia de lembrar a existência da antiga escola primária do Gaviãozinho de Cima, há muito desactivada por falta de alunos e, com a preciosa ajuda das entidades locais (Junta de Freguesia e Câmara Municipal) a ideia foi para a frente.

O edifício já apresentava na altura considerável aspecto de degradação mas a Choutcaça, com o meu velho amigo Victor Polidoro a zelar pelos trabalhos, meteu mãos à obra e, de uma coisa velha,  em ruínas e já sem utilidade, surgiu uma nova “escola”, pintada, limpa, conservada e airosa, num aproveitamento extraordinário que se saúda porque original e útil ! Coisa linda!

A original sede da Choutcaça aí esta! 

Mas, tem mais, muito mais, a Choutcaça!

Dentro da cerca da antiga escola primária, os caçadores associados montaram uma estrutura onde agora estão a criar várias dezenas de perdizes para na Primavera fazerem o repovoamento das suas reservas de caça. É uma cena linda! Linda de se ver!

Estive lá e não podia deixar de registar umas quantas fotos tão impressionado fiquei com a beleza das aves e a bela organização que ali encontrei.

Deixo aqui outra foto que bem ilustra as minhas palavras e, no meu site vou publicar mais umas quantas imagens porque, na verdade, uma obra tão bonita deve ser acarinhada e divulgada!


Sem comentários: