terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

MACAQUINHOS DE EMITAÇÃO


Aqui encolhido de frio nesta gélida Terça-Feira de Carnaval - em Lisboa estaremos muito pouco acima dos zero graus!... - , olho ali para a televisão e, vendo aquelas cachopas "descascadas" nos Corsos mais não me apetece do que chamar a esta gente – os organizadores destes carnavais, entenda-se… - uns “macaquinhos de imitação”.

Na verdade e, dentro do que é hábito, tendo nós quase sempre no Carnaval umas condições climatéricas muito diferentes do Brasil, do seu calor, do seu clima, porquê os organizadores dos diversos carnavais portugueses teimarem em meterem nos desfiles sambas, mulheres de biquínis, tangas e coisas no género? Confesso que não entendo e, este ano – se ainda mais fossem precisos… -, aí temos estes gélidos dias para o comprovar.
Desfilarem aí meias-nuas, com este gelo? Não dá para entender… Mamas e pernas ao léu, assim? Coisa deslocada. Acho eu.

Aconteceu até neste dia que, por indicação de uma amiga e conterrânea, emigrante na Alemanha, segui em directo, via net um desfile de Carnaval na cidade de Colónia e pude testemunhar como eles vivem com alegria e muito entusiasmo, genuinamente, sem procurarem imitar outros carnavais e outras gentes, vestidos e equipados de acordo com as suas condições ambientais.

Chocado com o que vi por aqui ?  Bom!... Vá lá, francamente... meio chocado!... Eh! Eh! Afinal, a paisagem não é assim tão desagradável…

Todavia vendo as imagens com as meninas desnudadas daqui e comparando-as com as da Alemanha, não posso deixar de me interrogar: Porquê continuarmos a imitar outros
costumes, outras culturas, outras gentes?

Fica a pergunta…

1 comentário:

Unknown disse...

Plenamente de acordo.
E pena é que só se imite os outro na estupidez como esta que, o clima e o nosso carnaval nada tem a ver com estas tradições.
Mas que se pode fazer este País esta tudo virado de pernas para o ar.
Um abraço