quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
1640 - QUE INDEPENDÊNCIA HOJE?...
Criado para comemoração da chamada Restauração da Independência de Portugal, resultante da revolta de 1640 que expulsou do país o chamado domínio dos Filipes, espanhóis que dominaram Portugal durante 60 anos, este feriado era na realidade vivido com entusiasmo nos tempos idos e eu próprio bem recordo que, por tudo o que era cidades, vilas e até aldeias da nossa terra, as bandas de música saírem para a rua logo ao nascer do dia e percorrerem grandes trajectos tocando o que, se não estou em erro, era o chamado Hino de Maria da Fonte. Era bonito e entusiasmava as gentes e recordava o que foi então a ocupação de Portugal pelos nossos vizinhos espanhóis, criando então uma rivalidade que ainda hoje persiste.
Nos últimos anos, a tradição dessa comemoração caiu em desuso, o feriado manteve-se mas, a acreditar nas notícias que nos têm chegado, tudo aponta para que hoje tenhamos gozado pela derradeira vez o Feriado do 1º de Dezembro.
A sugestão dos patrões à troika que nos governa para supressão de alguns feriados e até da inimaginável decisão de acrescentar mais meia hora diária de trabalho para todo o mundo laboral, foi aceite e “recomendada” ao governo (as aspas não estão aí inadvertidamente...) e, assim, este 1º de Dezembro, dia da Independência, não mais se comemorará.
Afinal e em boa verdade, temos de convir friamente que na realidade vivida hoje em Portugal, independência é coisa que não temos nesta terra. Económica e se calhar até politicamente, vivemos dependentes do estrangeiro, quais pedintes falidos da Europa e do Mundo.
De mão estendida a tudo e a todos por essa Europa fora e até a muitos outros países do globo, mandados pela chamada troika que nos facultou dinheiro para não morrermos à fome, somos tudo menos independentes e, na verdade, ainda que o feriado não comemorasse essa independência, o governo achou que havia que deveria de ser eliminado para não fazer confusões ao povo...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Amigo Azevedo, há quanto tempo! Espero que esteja tudo às maravilhas com você e vossa família! Por aqui estamos na ansiedade de recebermos nossa filha que nasce ao dia 20-12, já agora na próxima terça-feira!
Como estamos na corrida, pode ser que não tenha memória ou tempo hábil para aqui retornar, por isto, deixo nossos sinceros votos de que tenha, junto a toda sua família, um magnífico Natal e um ótimo Ano Novo.
Cá do Brasil ficamos na torcida para que em 2012 a situação aí em nosso país irmão se estabilize e que aos poucos as coisas retomem seu lugar natural.
Um forte e saudoso abraço de seus amigos Fred e Viviane.
Caríssimo amigo Fred, muito grato pela visita e muito grato também pelas vossas notícias e pelos votos de Boas Festas que gostosamente retribuo!
Gostei muito de saber que está quase, quase na hora da chegada da vossa menina e calculo a ansiedade e o entusiasmo com que estão, dada a vontade que tinham em ser pais. Desejo que Vivi tenha uma hora feliz e que a filhota chegue bonita e saudável, coisa que vocês bem merecem! Diz depois qualquer coisa, tá? Abração para vocês e que esse dia do nascimento seja o mais feliz das vossas belíssimas vidas!
Enviar um comentário